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Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de ciências

Publicado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 14h32

Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Docente - Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de ciências

 

Objetivo

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS” tem como objetivo geral formar profissionais especialistas capazes de refletir sobre as mudanças culturais, políticas e comportamentais provocadas pela proliferação das Plataformas Digitais, e aplicar os Conceitos, as Técnicas, os Métodos e as Ferramentas das Tecnologias da Informação e da Comunicação, juntamente com Tecnologias da Educação, em práticas pedagógicas e projetos voltados ao processo de Ensino-Aprendizagem das Ciências, de maneira que essa aplicação seja adequada à prática educacional.

 

Objetivos específicos

Conhecer os conceitos, técnicas, métodos e ferramentas da tecnologia da informação, que possam ser usados no suporte ao contexto do processo ensino-aprendizagem das ciências;
Entender a importância da compreensão do contexto social abrangente e educacional (em termos de práticas, fenômenos, desafios e dilemas sociais, paradigmas, aplicações e outros), para que a tecnologia da informação seja usada de maneira apropriada, refletida e crítica em projetos e iniciativas no ensino das ciências reconhecendo-as como ferramenta pedagógica;
Conhecer as tecnologias e os sistemas que podem apoiar projetos educacionais e na elaboração de materiais didáticos em ciências;
Explorar a fecundidade teórica dos estudos e dos marcos conceituais que giram em torno das Tecnologias Educacionais aplicadas ao ensino de ciências refletindo sobre o papel da informática na sociedade e sua aplicação no contexto da instituição de ensino;
Utilizar de maneira eficaz os recursos oferecidos pela informática no processo de ensino-aprendizagem em ciências; 
Projetar, desenvolver e avaliar, os Objetos Virtuais de Aprendizagem;
Formar conhecimento sobre a política de software livre e como utilizar esses recursos em práticas docentes, servindo de apoio e aplicação nas atividades de ensino-aprendizagem de ciências; 
Conhecer os conceitos e métodos que possam embasar a produção de trabalhos acadêmicos e científicos.
Público Alvo

Profissionais da educação (docentes e administrativos) portadores de diploma de nível superior de graduação obtidos em instituições de ensino superior de curso de graduação autorizado pelos órgãos responsáveis, reconhecido e credenciado pelo Ministério da Educação.

Coordenador do Curso: Aina Montessanti

E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Projeto Pedagógico

Resolução de Autorização do Curso

Colegiado do Curso

Horário 1º Semestre de 2019

 

Docentes

Nome

Titulação

Ainá Montessanti Selingardi

Mestra em Ensino de Ciências Exatas

Daltamir Justino Maia

Doutor em Ciências

Danilo Douradinho Fernandes

Mestre em Engenharia eletrônica e Computação

Erika Batista

Doutora em Ciências Sociais

Flavio Djanikian

Doutor em Física

Glauber da Rocha Balthazar

Mestre em Engenharia da Computação

Jackson Gomes Soares Souza

Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos

José Ferraz Neto

Doutor em Filosofia

Márcio André Miranda

Doutor em Biologia Funcional e Molecular

Marcelo Garcia Bonfim

Mestre em História Social

Mariana Saragiotto da S. Alves

Doutora em Fisiopatologia

Rafael da Silva Muniz

Especialista em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas

Wania Tedeschi

Doutora em Educação

Zady Castaneda Salazar

Mestra em Informática Educativa


Dados Gerais do Curso

Número de vagas anuais: 30
Regime Escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Horário: Das 19h00 às 22h30
Duração: 4 Semestres
Carga Horária Total Mínima: 440h
Forma de Ingresso: Edital em breve 

 

 

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